Fome Nunca Mais: um apelo à memória, à ética e à sustentabilidade

O projeto de arte pública “Fome Nunca Mais: Memórias de um Sacrifício” finalizado na praça dos Três Poderes, no dia 1º de maio de 2010, depois da minha segunda viagem pelas praças do Brasil e de ter presenciado diversas manifestações espontâneas nestes lugares, posso confirmar que a miséria do povo brasileiro, observada e denunciada há uma década através da Via-crucis da Fome e do Desemprego, foi minimizada pelo crescimento econômico e pelas políticas sociais do atual governo brasileiro. A auto-estima do povo melhorou. Hoje há mais emprego e comida na mesa do brasileiro.

No entanto, essas manifestações deixaram no ar algumas preocupações quanto à sustentabilidade dessas conquistas ao questionarem o atual modelo de desenvolvimento, que ainda desrespeita a vida e o meio ambiente, a falta de ética na política brasileira (corrupção) e também a idéia de que o país esqueça o passado e volte a cometer os mesmos erros, especialmente nas próximas eleições.

Durante o projeto, foram destacados alguns problemas pelas pessoas em praças públicas,como a violência e a degradação ambiental,inclusive a urgência de melhoria da educação, da saúde, saneamento básico e do transporte público.

Depois desta segunda viagem, pretendo escrever um livro sobre minhas experiências estéticas da primeira e da segunda viagem. Estou voltando mais esperançoso ao perceber que o país avançou em vários aspectos. Reduzimos seu índice de pobreza e de miséria, mas não o suficiente para acabar com as desigualdades e injustiças sociais. Temos certeza de que continuaremos lutando por isso e muito mais. Diferente de dez anos atrás, quando acolhi nos pratos a indignação e o sofrimento do povo brasileiro, hoje celebro com flores nos mesmos pratos e na mesma praça, a satisfação de meu povo e a esperança daqueles que juntos tornaram isto possível. Ressaltamos o trabalho de nosso Betinho, cujos ideais de justiça e solidariedade me levaram a esta experiência estética e política.

O Fome Nunca Mais ao meu ver é isso: um apelo à memória para que não voltemos a cometer os mesmo erros do passado e um grito cidadão pela vida, ética e sustentabilidade em tudo que já conquistamos e haveremos de realizar por um país melhor, mais justo, solidário e sustentável.

Severino Iabá, artista plástico

Brasília, 1º de maio de 2010


Abaixo imagens do projeto Fome Nunca Mais na praça dos Três Poderes - Brasília no dia 1º de maio de 2010
.


























Sem comentários:

Enviar um comentário