" Oratórios do Sacrifício Brasileiro" chegam à Brasília - DF

.
No próximo dia 1º de maio, das 10:30 às 16 horas será realizada na Praça dos três Poderes de Brasília uma exposição de arte do artista plástico Severino Iabá intitulada de “Oratórios do Sacrifício Brasileiro“ em homenagem ao sociólogo Herbert de Sousa, o Betinho e os trabalhadores brasileiros.

Trata-se de uma instalação do projeto de arte publica Fome nunca Mais – Memória de um Sacrifício”,composta por 15 oratórios criados com caixotes de frutas vazios, que serão expostos no chão da praça em forma de um circulo. No interior de cada oratório, um prato de alumínio contendo imagem digitalizada capturada pelo artista em sua outra instalação “O sacrifício”, realizado em praças de diversas cidades brasileiras entre 1999 e 2000.

O trabalho é um dos resultados das experiências cidadã e estética vividas há dez anos, num dos momentos críticos da sociedade brasileira, realizado em resposta aos apelos da sociedade contra a exclusão social. Anos após a morte do sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, o artista plástico Severino Iabá, solidário a sua luta realizou em praças de 15 cidades brasileiras o projeto de arte pública "A Via Crúcis da Fome e do Desemprego".

Passado dez anos, o artista volta a algumas dessas praças com o projeto “Fome Nunca Mais - Memórias de um Sacrifício" com o intuito de reencontrar o povo brasileiro e refletir se houve mudanças no que se refere aos dramas sociais denunciado à época e acolher dos mesmos outras contradições que ainda afligem a sociedade.

Estes oratórios, criados pelo artista em 2009, inspirados nas obras barrocas de Minas Gerais,(recentemente transformados pelo público e artista em exposição na praça Sete de Belo Horizonte) já percorreram outras cidades de Minas e do Brasil, tais como Poços de Caldas e Contagem (MG), Recife (PE) e João Pessoa (PB) e Surubim (PE).

A montagem da instalação em Brasília terá a participação das pessoas presentes no local. Neste mesmo dia será encerrado o projeto “Fome Nunca Mais – Memória de um sacrifício” e publicada posteriormente uma segunda carta ao povo brasileiro sobre as experiências dessa segunda operação de arte pública.

Mais informações e imagens para divulgação do projeto no http://portaldofomenuncamais.blogspot.com/

Contato ( 031)9171 1314 /severinoiaba@yahoo.com.br

JORNAIS: Abaixo,instalação "O Sacrifício" na Praça dos Três Poderes, Praça do Relógio e no corredor do Anexo 2 do Congresso Nacional.







Sem comentários:

Enviar um comentário