Oratórios dos Sacrifícios e os Inconfidentes de Aleijadinho

.
No próximo dia 21 de Abril (quarta-feira), das 9 às 16 horas será realizada no quarteirão fechado Xacriabá ( ao lado da Praça Sete de Setembro de Belo Horizonte) a mostra intitulada “Os Oratórios dos Sacrifícios e os Inconfidentes de Aleijadinho”do artista plástico Severino Iabá.

Fazem parte da instalação 12 Oratórios do projeto de arte pública “Fome nunca Mais - Memórias de um Sacrifício” conhecidos como oratórios da fome e do desemprego”

No dia de Tiradentes, representam os 12 profetas de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, que retratou os principais envolvidos na Inconfidência Mineira liderada por Tiradentes, segundo alguns pesquisadores, entre os quais Isolde Hans Venturelli, diplomada de artes plásticas, didática e ciências jurídicas ( http://congonhas.tripod.com/polemica.html ).

A instalação de arte “Os Oratórios dos Sacrifícios e os Inconfidentes de Aleijadinho” será composta por 12 oratórios criados com caixotes de frutas vazios, que serão expostos no chão da praça em forma de um circulo. No interior de cada oratório, um prato de alumínio contendo imagem digitalizada capturada pelo artista em sua outra instalação “O sacrifício” realizada em praças de 12 cidades brasileiras entre 1999 e 2000.

O trabalho é um dos resultados das experiências estéticas e políticas vivida há dez anos, num dos momentos críticos da sociedade brasileira. Neste momento, propõe um dialogo com a arte de Aleijadinho e os ideais revolucionários da Inconfidência Mineira.

Estes oratórios, criados pelo artista em 2009, inspirado nos oratórios de barroco de Minas Gerais, já percorreram outras cidades de Minas e do Brasil, tais como Poços de Caldas e Contagem (MG), Recife (PE) e João Pessoa (PB) e Surubim (PE). Depois de Belo Horizonte, seguirá para Brasília – DF, com mostra no dia 1º de maio na praça dos Três Poderes,onde será homenageado o Sociólogo Herbert de Souza, o Betinho.

No início da exposição cada oratório exposto sofrerá uma intervenção do público a convite do artista.

No decorrer da exposição a instalação artística acolherá no seu interior manifestações das pessoas, como aconteceu em outras cidades brasileiras.

À exposição será finalizada com um chá vespertino às 16 horas. Na oportunidade os artistas serão convidados pelo artista à participarem de um projeto de arte coletivo em 2011.

Ao visitantes:Levar botões ou pétalas de flores para homenagear Aleijadinho e nossos inconfidentes.




......Acima, os profetas de Aleijadinho - Congonhas do Campo-MG (1800 - 1805)........



Prato de um dos oratórios com imagens da instalação “ O Sacrifício” em frente ao antigo casarão de Ouro Preto destruído pelo incêndio em 2003 – Praça da inconfidências/1999

Sem comentários:

Enviar um comentário